Preparo do Corpo

preparo do corpo

Tanatopraxia:

É o procedimento de preparação do cadáver para o velório ou funeral, assim o corpo não sofrerá, pelo tempo solicitado pelos familiares, as decomposições naturais decorrentes do fenómeno da morte.  

Um dos motivos da tanatopraxia é evitar que o cadáver se transforme num potencial perigo para a higiene e saúde pública pois, as bactérias não patogénicas num ser vivo perduram depois da morte.

No caso de se tentar evitar a decomposição do corpo, é utilizada a técnica de aplicar injeções de produtos bactericidas, com o objetivo de destruir as bactérias existentes como também de estabelecer um ambiente asséptico capaz de resistir a uma invasão microbiana.

 

Tanatopraxia:

A tanatoestética é um processo pelo qual é feita a preparação estética do cadáver e é utilizada com o objectivo de o apresentar com uma aparência natural, deixando uma boa imagem. Utilizada em grande parte do mundo, a tanatoestética serve, sobretudo, para disfarçar marcas, manchas, nódoas negras, alterações nas tonalidades provocadas por doenças, líquidos cadavéricos ou derrames internos. O grande objectivo é apresentar o falecido aos familiares com uma aparência natural, similar à que tinha em vida, com o propósito de se realizar uma despedida digna e se recordar a pessoa com uma imagem fidedigna e desta forma atenuar a dor.